Blog

Quanto vale um escravo?

Quanto vale um escravo? ‌Por Lucas Petrucci No editorial de 18 de setembro de 2023, a Revista Raça trouxe a seguinte manchete: “Leilão de jovens negros na Líbia! O real cenário do mercado…

Ler Mais »

O Pequeno, o Príncipe e o Mendigo Normando Rodrigues 19 de setembro de 2023   A “lei dos terços” foi corroborada pela pesquisa Datafolha divulgada em 15 de setembro.   O 1° terço…

Ler Mais »

Pagando em crianças

Pagando em crianças Por Normando Rodrigues   No século XIX os irmãos Grimm registraram histórias do folclore alemão inseridas no contexto do nacionalismo romântico, um movimento de resistência à racionalização da Contemporaneidade e…

Ler Mais »

No “ceio” da pátria

No “ceio” da pátria Normando Rodrigues     Eram tumores malignos ocultos, ou nem tanto.   Sabíamos da tia viúva da ditadura que aplaudia enfiar ratos vivos nas vaginas das militantes de esquerda;…

Ler Mais »

Nos bailes da vida

A coluna hoje é um pouco diferente. Não vamos falar, pelo menos não diretamente, de conjuntura, de ações jurídicas ou de política, mas sim da assessoria jurídica, muito embora acredite que o texto…

Ler Mais »

Tragédia e Farsa

Dizem que a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.   No caso do Rio de Janeiro, da necropolítica contra crianças pretas, a história não se cansa…

Ler Mais »

Padre Primata, Economista Selvagem

Pochmann é o tipo de ateu que contesta a religião liberal por saber que enquanto os “donos da casa” forem livres para fazer da economia o que bem entenderem, não haverá futuro para…

Ler Mais »

Marielle VIVE!

Até as manifestações de 2013 e o golpe de estado de 2016, a ameaça do bolsofascismo era risível. Graças a irracionalidades como a da guerra híbrida movida por abestados generais contra o povo…

Ler Mais »

Afogado em que?

Afogado em que? por Normando Rodrigues Era só um Zé Povinho, naquele gelado e encharcado 13 de julho da Gravataí dos Anjos d’Aldeia. Um joão-ninguém, xiru do campo, talvez. Ou talvez um ex-industriário…

Ler Mais »

ENCINO ÇUPERIOR

Paulo Freire foi ganhador do prêmio “Educação para a Paz” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, e tem seu nome inscrito no rol internacional…

Ler Mais »

Aleijão moral

Dia do Orgulho Autista, 18 de junho: de que modo convivemos com diferenças, transtornos e doenças cuja mera existência resulta em afronta estética ou comportamental aos hipócritas valores dominantes? Para essa e muitas…

Ler Mais »

As cuecas do senador

Mister Moro, quando ainda juiz ladrão, combinou com os acusadores de Lula e especialmente com o grileiro de terras e apartamentos Deltan, como e em que momento eles acusariam. Felizes de terem um…

Ler Mais »

“Bom dia, noite” (Itália, 2003)

No luminoso último parágrafo dos “Manuscritos econômico-filosóficos” de 1844, Marx sentenciou que só se pode “trocar amor por amor, confiança por confiança”. Essa lembrança é ainda oportuna para organizações e militantes da esquerda…

Ler Mais »

Fascintern, a Internacional Fascista

De 1° a 3 de junho, fascistas e simpatizantes se reunirão em Buenos Aires no chamado “1º Foro Panamericano de Jovens Políticos”. O evento é uma espécie de consolo depois do cancelamento da…

Ler Mais »

Hitler, essa pobre vítima

Além de demonstração da força e atualidade do fascismo, a inabalada popularidade de monstros genocidas tipo Trump e Bolsonaro permite a alguns tentar o resgate de Adolf Hitler. Certa produtora de conteúdo sobre…

Ler Mais »

Racismo recreativo

Piadas racistas, ou discriminatórias, são o germe de ataques coletivos como o verificado em Valência contra Vinícius Jr. Não tratada, essa infecção resulta nos massacres de crianças em escolas, de pobres, de negros,…

Ler Mais »

Fake news é veneno

O exato mesmo segmento do espectro político que demoniza drogas como maconha e cocaína, defende o drogado Bolsonaro e o envenenamento da população. Envenenamento por meio do uso indiscriminado de substâncias cancerígenas em…

Ler Mais »

Mulheres trabalhadoras e a maternidade

Ser mãe não é uma tarefa fácil. Ser mãe e trabalhadora, ainda mais. Assumir esses dois papéis é um desafio diário para milhares de brasileiras. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia…

Ler Mais »

A gravata e a gargalheira

Muitos não entenderam porque o ato de Janja comprar uma gravata para Lula é um escândalo capaz de abalar a moralidade administrativa do governo. Não se trata apenas de fazer oposição a Lula.…

Ler Mais »