Normando Rodrigues Advogados

Voltar
×

20 de novembro de 2021

Dia da Consciência Negra

Por: Normando Rodrigues

Criado pela Lei n. 10.639/2003, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data escolhida foi devido à morte do Zumbi dos Palmares, grande líder nas lutas contra as injustiças sociais, assassinado em 20 de novembro de 1695. A lei introduziu o estudo sobre a cultura afro-brasileira no currículo escolar.

Uma data para reivindicar que nós negros não somos mais escravos e nossa mão de obra também deve ser valorizada. Mas, apesar de quase duas décadas desde o início da vigência dessa lei e 133 anos da abolição da escravatura no Brasil, o último país a abolir esse mal, ser negro hoje no Brasil é ser submetido a descréditos, ofensas, violência e desigualdades sociais por causa da cor da pele negra.

A consciência negra é mais que uma luta contra as injustiças sociais e raciais, é mostrar que o negro deve conquistar seu espaço, não é só uma questão de aceitação. É dizer à sociedade que não é mérito sofrer a fome, miséria, racismo, violência e morte por causa da cor da pele.

Comemorar o dia da consciência negra é saber que a pele pode ter a cor diferente, mas na vida as oportunidades deveriam ser todas iguais. Conscientizem-se!

Por Cristiane Ribeiro, auxiliar jurídica

#juridico #direito #advocacia #oab #advogado #advogada #advogados #direitocivil #law #escritoriodeadvocacia #adv #justiça #advogadas #processocivil #riodejaneiro #nradvogados #nr

×