×
8 de março de 2022
Hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional de Luta das Mulheres, uma data que gera mobilizações ao redor do mundo contra o machismo e por uma sociedade mais igualitária.
Que tal conhecer a história de um dos nomes mais marcantes na luta contra a violência de gênero? Saiba mais sobre a Maria da Penha!
Maria da Penha dedica sua vida à busca por uma resposta do Estado para mulheres que, assim como ela, vivem/viveram uma vida de violência. Não à toa a Lei n° 11.340/2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, é batizada com seu nome.
Nascida em Fortaleza em 1945, Maria da Penha foi vítima por anos de um marido agressor. Em 1983, sofreu uma dupla tentativa de feminicídio. Como sequela das violências sofridas, ficou paraplégica. Nessa época, ao buscar a Justiça, o seu caso foi tratado com desdém, o que se arrastou até os anos 90 e, mesmo após uma série de julgamentos, o agressor continuava impune.
Em 1998, Maria da Penha recorreu às vias internacionais, e seu caso chegou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. Mesmo assim, o Estado brasileiro continuou omisso, até que em 2001 foi responsabilizado por sua negligência. Fruto dessa condenação e da mobilização do movimento feminista, nasceu a Lei Maria da Penha. Apesar disso, ainda há muito o que avançar e Maria da Penha continua militante ativa. Dessa forma, que a história de mulheres como Maria da Penha sirva de motor para a luta por uma sociedade melhor. Só a luta muda a vida!
Por Larissa Franco, estagiária no Núcleo Plural
#diadasmulheres #leimariadapenha #mulheresunidas