Normando Rodrigues Advogados

Voltar
×

10 de novembro de 2021

Novembro Azul

Por: Normando Rodrigues

O câncer de próstata atinge milhões de pessoas por ano e é o segundo tipo de neoplasia mais comum nas pessoas do sexo biológico masculino. Representando cerca de 10% dos casos de câncer no Brasil.

A campanha Novembro Azul tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de se realizar o Exame de Próstata. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura.

Além da missão conscientizadora, a campanha tem o desafio de eliminar os preconceitos que pairam sobre os procedimentos do exame de toque. Mas, apesar do machismo e a homofobia incrustradas no homem heterossexual cisgênero, o exame é indolor e rápido, e por vezes pode perceber tumores que não seriam detectados por outros meios.

Por lei, toda pessoa do sexo biológico masculino, com mais de 40 anos, tem o direito de realizar os exames para diagnóstico do câncer de próstata gratuitamente pelo SUS. O paciente tem direito iniciar o tratamento em até 60 dias, também pelo SUS.

Nos casos dos planos e seguros de saúde, estes devem cobrir exames de controle da evolução da doença e fornecer medicamentos, anestésicos e outros materiais, assim como sessões de quimioterapia e radioterapia, durante todo o período de internação da pessoa com câncer.

Alerte, faça os exames e previna-se, porque vergonha é não se cuidar!

Por Henrique Monteiro, advogado no Núcleo Social

×