Normando Rodrigues Advogados

Voltar
×

5 de outubro de 2021

O conflito de Pandora

Por: Normando Rodrigues

O mito da Caixa de Pandora apresenta uma alegoria sobre os males da curiosidade excessiva, podendo trazer uma variedade de consequências ruins, mas mantém, em contrapartida, a esperança.

O projeto conduzido pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos – ICIJ demonstra um evidente conflito de interesses, quando um Ministro da Economia lucra por conta de resultados de sua política. No mundo jurídico é o famoso “beneficiar-se pela própria torpeza”.

Uns lucram, outros…

Enquanto alguns elevam o seu o patrimônio offshore, mais de 1.300 brasileiros são mencionados nos documentos revelados, outros ganham destaque internacional pela carestia.

O jornal “The Guardian” destacou a volta à miséria. As imagens de brasileiros vasculhando carcaças de animais, em busca de restos de comida, escancaram a crise social, agravada pelo coronavírus.

Estes escândalos são frutos e objetivos de uma política genocida bolsonarista que, infelizmente, em nada nos surpreende. O atual quadro não pode ser ignorado, ele tem que servir como combustível para que os males liberados por pandora encontrem os verdadeiros merecedores.

×