Normando Rodrigues Advogados

Voltar
×

15 de novembro de 2021

Proclamação da República no Brasil

Por: Normando Rodrigues

Hoje faz 132 anos da Proclamação da República no Brasil. Todos já ouvimos falar desse dia por ser feriado, mas você já se questionou o que ele significa?

República é uma forma de governo em que o povo é soberano e escolhe o chefe da nação, que, no Brasil, é o Presidente, por meio do voto. Antes da República, o Brasil era uma Monarquia e todas as decisões eram tomadas pelo Monarca, muitas vezes em sentido contrário aos desejos da população. Hoje, todo poder pertence ao povo, que escolhe seus representantes.

A data também é considerada um símbolo da luta da nação brasileira, afinal houve um rompimento com a Monarquia. No entanto, não foi todo o povo brasileiro que participou desse movimento, somente a elite e os militares. Por conta disso, há uma grande crítica: a luta de quem é celebrada? Mais uma vez, a história dos poderosos é lembrada, enquanto a luta do povo cai no esquecimento.

Qualquer semelhança com os dias atuais não é mera coincidência. Machado de Assis descreveu a data em seu livro “Esaú e Jacó” como: “o povo mudaria de governo, sem tocar nas pessoas”.

Conhecer nosso passado nos faz entender nosso presente e criar um futuro diferente.

Por Taily Fiori, estagiária no Núcleo Social

×