Normando Rodrigues Advogados

Voltar
×

10 de dezembro de 2021

Quer saber a importância de celebrarmos o dia 10 de Dezembro?

Por: Normando Rodrigues

Em um contexto de pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando mais de 11 milhões de pessoas foram assassinadas pelo nazismo, dentre elas, judeus (holocausto), homossexuais, ciganos, pessoas com deficiência mental ou física, comunistas e até mesmo testemunhas de Jeová, três anos após a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 10 de dezembro de 1948, foi instituída a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Ela ficou conhecida como um marco normativo da proteção e efetivação dos direitos humanos e também como uma base ou ideal a ser atingido pelas nações.

A partir daí, estabeleceram-se os direitos que qualquer pessoa poderia esperar e exigir do Estado, dentre eles os direitos à vida, saúde, educação, segurança, defesa, cultura, liberdade, informação, alimentação, moradia, asilo, igualdade, democracia, trabalho, respeito, entre outros direitos essenciais à dignidade da pessoa humana.

Assim, devido ao grande impacto da DUDH para a humanidade, no dia 10 de Dezembro comemoramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Por Maria Fernanda Martins, estagiária no Núcleo Social

×