Normando Rodrigues Advogados

Voltar
×

2 de setembro de 2022

 Você sabia que também pode ajudar a combater as Fake News no período de eleições

Por: Normando Rodrigues

Com o início da campanha eleitoral, muitas pessoas, principalmente as que são usuárias do WhatsApp, recebem notícias falsas sobre questões políticas e eleitorais, porém, poucos sabem que é possível denunciar as chamadas “Fake News”. Em junho de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições ou sobre o sistema eletrônico de votação. 

Aprender a identificar uma notícia falsa é o primeiro passo para que ela seja combatida. Normalmente, sites que criam e repercutem fake news utilizam linguagem mais informal do que o habitual, textos sem fonte, com excesso de adjetivos e muitos erros de português. 

O segundo passo, caso tenha tempo, é avaliar a fonte da notícia. Caso não seja possível identificar a origem do conteúdo, procure não compartilhar. 

Para a advogada Leticia Mounzer, do Núcleo Institucional do NR Advogados, a população, além de não repassar informações falsas, também pode e deve participar ativamente do combate às Fake News. Para isso, existem canais de denúncia como o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, importante ferramenta que ajuda a conter notícias enganosas.

Saiba como denunciar em poucos minutos notícias falsas no período de eleições: https://tecnoblog.net/responde/como-denunciar-fake-news-ao-tse-pela-internet/

 

×